Até agora lidamos com a intensidade da luz que alcança o sensor da nossa câmera. Mas outro ponto importante pra gente considerar é que, dependendo da fonte da luz, precisaremos fazer alguns ajustes para que as cores fiquem iguais às que estamos percebendo à olho nu. Isso acontece pois fontes de luz diferem na temperatura de cor. E este ajuste é o balanço de branco.
Às vezes, fotografamos com a luz do sol. Às vezes, fotografamos com uma luz artificial como um flash ou uma lâmpada. Nosso olho é muito esperto, então conseguimos ver as cores corretamente em qualquer situação! Mas as câmeras nem sempre são tão espertas, e precisamos contar para ela qual luz estamos usando para que interprete da forma correta. Assim, o vermelho vai continuar vermelho, o azul vai continuar azul e – claro! – o branco continuará branco.
Essa temperatura de cor é medida em Kelvins. Quando ajustamos a nossa câmera para interpretar corretamente essa temperatura dizemos que estamos fazendo o balanço de branco.
Você já deve ter feito uma foto iluminada por lâmpada incandescente que ficou amarelada, não é? Isso acontece porque a câmera não estava preparada para a temperatura de cor desta fonte de luz.
Procure no seu manual a forma de mudar o balanço de branco na sua câmera: normalmente você encontra todas as opções que precisa como luz do sol, sombra, tungstênio, luz de flash, além de opções manuais.

O balanço de branco ideal vai depender do tipo de foto que você está fazendo: às vezes deixar a foto mais quente ou mais fria do que deveria cria uma atmosfera mais adequada ao que você imaginou.


Cartão cinza
Quer uma medição bem precisa do balanço de branco? Para isso existe o cartão cinza. Para usá-lo é só colocá-lo sob a mesma fonte de luz que você usará na foto e ajustar o balanço de branco manualmente na sua câmera. Procure no manual o passo a passo exato pois isso muda de acordo com o equipamento.

Dica: na fotografia analógica era preciso escolher o filme adequado para cada temperatura de cor. Hoje, essa configuração faz parte da interpretação da imagem pelo computadorzinho que mora na câmera. Por conta disso, se você estiver fotografando em RAW, poderá definir o balanço de branco na pós-produção sem nenhuma perda de qualidade da imagem!
Última revisão em: Set/2025