Fotometrar quando estamos contra a luz pode ser desafiador. A tendência é que a câmera “pense” que está tudo muito claro e acabe indicando subexposição. Nesses casos o ideal é utilizar o modo de medição pontual.

Em situações de contraluz também podemos querer fazer uma silhueta. Para conseguir uma boa silhueta você pode simplesmente apontar para o céu, fazer a fotometria, e depois voltar para a composição desejada. Uma silhueta é formada quando a diferença de luz entre o fundo e o assunto é bem grande (pelo menos 2 pontos de exposição.)

Podemos usar a contraluz, também, como uma bela luz de contorno. Nesta foto, por exemplo, a luz cria um contorno dourado em volta da Adrielly:

Podemos conseguir esse efeito usando a técnica da mão (da forma que acabamos de aprender no tópico anterior sobre a fotometria). Porém, o contorno só será visível se atrás da pessoa houver um fundo que também está projetando sombra em si mesmo. Veja no esquema:

Notou como este contorno fica lindo quando trabalhamos com a luz mais amarelada do início ou do fim do dia? Falando em luz mais amarelada, é hora de falar sobre como lidar com esta característica da luz: as diferentes temperaturas de cor.
Última revisão em: Set/2025