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Parte 2: técnica

Contraluz e silhuetas

Fotometrar quando estamos contra a luz pode ser desafiador. A tendência é que a câmera “pense” que está tudo muito claro e acabe indicando subexposição. Nesses casos o ideal é utilizar o modo de medição pontual.

Foto de uma mulher usando um vestido leve florido, esvoaçante. Ela sorri olhando para o lado enquanto caminha em direção à câmera.
Joana ISO 100, 35mm, f/1.4, 1/800

Em situações de contraluz também podemos querer fazer uma silhueta. Para conseguir uma boa silhueta você pode simplesmente apontar para o céu, fazer a fotometria, e depois voltar para a composição desejada. Uma silhueta é formada quando a diferença de luz entre o fundo e o assunto é bem grande (pelo menos 2 pontos de exposição.)

Foto com um grande céu com nuvens. Na parte de baixo do quadro se vê somente a silhueta de uma pessoa grávida, com cabelos voando ao vento.
Silhueta ISO 100, 24mm, f/5.6, 1/200

Podemos usar a contraluz, também, como uma bela luz de contorno. Nesta foto, por exemplo, a luz cria um contorno dourado em volta da Adrielly:

Retrato de uma mulher olhando para a câmera e sorrindo, seus cabelos lisos estão com um brilho dourado da luz do sol que vem de trás.
Adrielly contra a luz ISO 125, 125mm, f/3.5, 1/200

Podemos conseguir esse efeito usando a técnica da mão (da forma que acabamos de aprender no tópico anterior sobre a fotometria). Porém, o contorno só será visível se atrás da pessoa houver um fundo que também está projetando sombra em si mesmo. Veja no esquema:

Ilustração mostrando uma casa, uma pessoa e uma câmera. O sol faz sombra tanto na casa quanto na pessoa fotografada.

Notou como este contorno fica lindo quando trabalhamos com a luz mais amarelada do início ou do fim do dia? Falando em luz mais amarelada, é hora de falar sobre como lidar com esta característica da luz: as diferentes temperaturas de cor.

Última revisão em: Set/2025

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