A regra dos terços é uma das mais clássicas regras de composição. É só imaginar um jogo da velha em cima da sua cena e colocar os pontos importantes em algum dos quatro pontos de interseção dessas linhas (ou nas próprias linhas). A maioria das câmeras, inclusive, oferece a opção de visualizar essa grade na tela ou no visor.
Na foto abaixo o barco é o ponto de destaque. Ele se encontra na convergência inferior esquerda: o restante da cena forma um espaço negativo e dá contexto:

Nos retratos é costumeiro manter os olhos no terço superior:

A foto seguinte possui dois pontos de interesse: a escada e a cachoeira. Cada um desses pontos está localizado em uma interseção do jogo da velha.

O uso da regra dos terços costuma resultar em uma imagem mais harmoniosa do que se simplesmente centralizássemos nosso assunto.

Aliás, essa é uma dica recorrente de composição: não cair na tentação de centralizar o assunto que você quer enfatizar. Pratique bastante esta regra para ver como os resultados podem ficar bonitos, mas não tenha medo de quebrá-la! Uma foto centralizada pode ficar interessante, também, se cuidarmos com o equilíbrio de toda a imagem.

Última revisão em: Set/2025