ir para a página inicial ddf / o guia completo da fotografia

Parte 3: composição

Regra dos terços

A regra dos terços é uma das mais clássicas regras de composição. É só imaginar um jogo da velha em cima da sua cena e colocar os pontos importantes em algum dos quatro pontos de interseção dessas linhas (ou nas próprias linhas). A maioria das câmeras, inclusive, oferece a opção de visualizar essa grade na tela ou no visor.

Ilustração de um jogo da velha com as interseções entre as linhas marcadas em destaque.

Na foto abaixo o barco é o ponto de destaque. Ele se encontra na convergência inferior esquerda: o restante da cena forma um espaço negativo e dá contexto:

Foto de um barco azul, onde se vê um chapéu de praia preto. O barco navega pelas águas de um cânion.
Cânion do Xingó/AL. ISO 800, 10mm, f/3.5, 1/60

A mesma foto anterior com um jogo da velha sobreposto.

Nos retratos é costumeiro manter os olhos no terço superior:

Retrato de uma mulher de cabelos longos e lisos, com franja, olhando diretamente para a câmera.
Monica. ISO 100, 50mm, f/1.8, 1/320

A foto seguinte possui dois pontos de interesse: a escada e a cachoeira. Cada um desses pontos está localizado em uma interseção do jogo da velha.

Foto de uma cachoeira ao fundo. No plano frontal, uma escadaria sobe um morro indo em direção à água.
Seljalandsfoss, Islândia. ISO 100, 10mm, f/22, 0.6”

O uso da regra dos terços costuma resultar em uma imagem mais harmoniosa do que se simplesmente centralizássemos nosso assunto.

Foto de uma mulher enrolada em uma cortina, a luz vindo de trás, pela janela, e ela dando uma gargalhada.
Juliana. ISO 200, 35mm, f/1.4, 1/125

Aliás, essa é uma dica recorrente de composição: não cair na tentação de centralizar o assunto que você quer enfatizar. Pratique bastante esta regra para ver como os resultados podem ficar bonitos, mas não tenha medo de quebrá-la! Uma foto centralizada pode ficar interessante, também, se cuidarmos com o equilíbrio de toda a imagem.

Foto na praia de um casal dançando, onde se vê o mar, pedras e a silhueta do casal.
Ilha do Mel/PR. ISO 100, 50mm, f/1.8, 1/2500

Última revisão em: Set/2025

tópico anterior
Princípios da composição

Próximo tópico
Dicas de composição

Índice completo