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Parte 3: composição

A melhor hora para fotografar

Adoro usar o sol como fonte de luz: ele está lá disponível para todo mundo, é de graça, e não é preciso trocar suas pilhas.

Uma das dicas de fotografia mais tradicionais quando usamos a luz natural é fotografar na hora mágica - aquele momento em torno do nascer e do pôr do sol. Neste horário, a luz está suave e dourada e o céu está com cores lindas. Seguindo esta linha de pensamento, também se diz por aí para nunca fotografar ao meio dia, pois neste horário a luz está muito forte, criando sombras duras.

Foto do amanhecer com a praia ao fundo e a estátua de Drummond em primeiro plano.
Rio de Janeiro/RJ. ISO 1600, 10mm, f/3.5, 1/30

Porém, vivendo a fotografia no dia a dia, descobri que não é tão simples assim.

A melhor hora pra fotografar depende de muita coisa: o tipo de foto, a logística necessária, a disponibilidade e conforto de clientes, o lugar do mundo onde você está… Por esses motivos, não existe uma só resposta. É necessário analisar qual é o melhor horário para você!

Qual é o seu melhor horário?

Ilustração de um globo terrestre com o Brasil em evidência O primeiro ponto a considerar é sua localização. A hora mágica pode durar cinco minutos em Belém, uma hora em Porto Alegre, e o dia inteiro na Noruega. Além disso, sabemos que o ângulo em que o sol viaja no céu também depende da estação do ano.

No Brasil, além da variedade enorme de iluminação, dependemos de outros fatores metereológicos.

No Norte, por exemplo, existem épocas em que a chuva tem hora marcada. Independente do que os livros de fotografia disserem, é inviável marcar um ensaio no parque bem na hora do toró.

Em um lugar como Teresina a luz pode estar linda às quatro da tarde, mas o calor é tão grande que, se o plano é fotografar uma gestante, será insuportavelmente desconfortável (depois de rodar todo o Brasil posso dizer: o lugar onde mais passei calor foi em Teresina!)

Quando eu morava em Curitiba e fotografava ensaios, era impossível marcar as fotos para a hora mágica durante o inverno, pois ficava muito frio. Para o conforto das minhas clientes, eu acabava fotografando durante o temido meio dia.

Dependemos também da disponibilidade de clientes. O mundo não gira ao redor do nosso umbigo fotográfico e nem sempre quem nos contratou está disponível no horário perfeito.

Nem sempre o clima ideal estará nos aguardando.

Foto da praia de Ipanema cheia de nuvens e duas moças andando com um guarda-chuva.
Rio de Janeiro/RJ. ISO 400, 70mm, f/2.8, 1/250

Como trabalhar com situações não-tão-perfeitas de luz?

É preciso ser realista: se não é viável fotografar na hora perfeita, quais são as alternativas e como trabalhar com elas?

Se a foto de paisagem não vai ficar legal porque o tempo está nublado, que tal focar em outros elementos? É possível chegar mais perto, usar o preto e branco ou criar efeitos que façam a iluminação ficar em segundo plano.

Píer com diversos barcos. Reflexo dos barcos na água. Montanhas e nuvens ao fundo.
Floresta negra, Alemanha. ISO 100, 200mm, f/32, 2.5”

Se foi imprescindível marcar um retrato durante um horário em que o sol está a pino, você pode aproveitá-lo para trabalhar fotos mais contrastadas e dramáticas. Só tome cuidado com expressões desconfortáveis: a tendência é que a gente aperte os olhos quando o sol está na nossa cara.

Retrato de um homem e uma mulher. Dele se vê a silhueta, e metade do rosto dela está bastante iluminado.
Michele. ISO 100, 70mm, f/2.8, 1/1000

E, mesmo quando o sol está a pino, é possível buscar ou criar uma sombra:

Retrato de uma mulher, rosto visto de cima e somente os cílios em foco.
Cristiane. ISO 100, 50mm, f/1.8, 1/640

O mais importante para se trabalhar com a luz natural é entender que é ela quem manda. Se você planejou uma foto específica e o tempo virou, não dá pra insistir: seja flexível e trabalhe com a luz que a natureza te deu.

Última revisão em: Set/2025

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