Antes de seguir adiante vamos conhecer alguns termos do “fotografês”? Aqui conto sobre alguns termos que utilizo neste guia e que você encontrará também em outros materiais.

Lente ou objetiva?
Objetiva é a forma mais precisa de designar o conjunto de lentes que fica em frente ao corpo da câmera. Mas o nome lente é utilizado mais frequente e coloquialmente entre nós, aqui no Brasil, portanto darei preferência a ele.
Digital ou filme?
A partir da virada do milênio o método digital começou a tomar forma e, hoje, é de longe o mais utilizado. Embora ainda existam entusiastas da fotografia analógica resgatando essa arte, não vou usar termos como filme ou revelação por aqui para evitar frases muito compridas. A principal diferença entre os dois métodos é que a fotografia digital utiliza um sensor ao invés de um filme. A maioria das dicas que darei aqui servem para ambas as técnicas, mas o foco será na fotografia digital.

Pós-produção, edição ou manipulação?
Ainda relembrando a época da fotografia analógica: após a captura era necessário revelar o filme e fazer uma ampliação. Agora, com a fotografia digital, nasceram novos termos para tudo que fazemos entre o bater a foto e a fotografia pronta: pode ser edição, pode ser manipulação, pode ser até photoshopar.
O termo pós-produção engloba tudo que acontece depois da produção da imagem em si, e me parece o termo mais democrático. Assim, vou dividir a criação de uma fotografia em três etapas: pré-produção, produção e pós-produção.
A pré-produção de um retrato pode envolver a escolha da locação e a organização das luzes. A produção deste retrato envolve desde a medição da luz na hora do clique até a direção da pessoa. A pós-produção é tudo que vem depois: seja baixar no computador e enviar direto pra cliente ou passar dias manipulando a imagem em programas de edição.
Assunto
Pode-se fotografar um objeto, uma pessoa, um animal, um prato de comida… Para simplificar, chamo tudo que podemos fotografar de “assunto”. É só uma palavra mais curta para “aquilo que está na frente da câmera”.
Marcas
Ao citar algumas configurações epecíficas, mostrarei exemplos usando as duas marcas mais usadas de câmeras DSLR: Canon e Nikon. É claro que você pode usar qualquer outra marca. É tudo bastante parecido, na prática, mas é bom ter o seu manual ao lado para checar caso surjam dúvidas.
Última revisão em: Set/2025
