Tem gente que adora a luz do sol, e tem quem gosta de usar flashes. Tem quem fotografe com a luz que entra da janela e quem crie a luz do zero dentro de um estúdio.
Mas não acredite quando alguém falar que gosta de certa luz porque ela é mais bonita. Não interessa de onde está vindo a sua luz: ela é sempre o mesmo acontecimento físico. Toda luz se comporta igual, seja do sol ou da lanterna. Quando aprendemos como a luz funciona conseguimos usá-la com total controle, não importando de onde ela veio.
Tudo que aprendemos sobre luz nas aulas de física da escola é o suficiente para conseguirmos fotografar melhor! Vou relembrar aqui alguns conceitos para entendermos como o comportamento da luz afeta nossas decisões fotográficas.
O que é a luz
A luz pode se comportar como partícula ou como onda. A ideia newtoniana de luz como uma partícula considera que a luz que usamos para ver o mundo e para fotografar é formada por várias “bolinhas de luz” que viajam pelo espaço.
Também podemos entender a luz visível como parte de um espectro de ondas eletromagnéticas. Algumas partes desse espectro são invisíveis, como o infravermelho. Outras são visíveis, como a luz do sol.

Na fotografia, trabalhamos com esta parte da luz que é visível. E, não vou cansar de repetir: não interessa de onde a luz vem. O que nos interessa é como os objetos se comportam ao serem iluminados!
Fenômenos ópticos
Nossos objetivos fotográficos são influenciados por alguns fenômenos ópticos que acontecem quando a luz, na sua viagem pelo mundo, encontra um objeto.
Alguns desses fenômenos são a transmissão, a absorção e a reflexão.
Quando a luz encontra um objeto que a deixa passar direto e seguir em frente, chamamos de transmissão. Quando a luz encontra um objeto que a absorve e a transforma em calor, chamamos de absorção. Já quando ela encontra um objeto que a devolve pro mundo, chamamos de reflexão.
Inclusive, podemos encontrar uma misturinha desses fenômenos. Alguns objetos, como aqueles translúcidos, podem deixar passar um pouco de luz e refletir um outro tanto.
A difusão
Tanto a transmissão quanto a reflexão podem acontecer de forma especular ou difusa. A transmissão/reflexão especular acontece quando a luz segue no mesmo ângulo que incidiu. Já a transmissão/reflexão difusa acontece quando a luz segue em ângulos aleatórios – ou seja: ela é difundida para todos os lados.
As cores
Objetos opacos (como você!) refletem e absorvem a luz ao mesmo tempo. Quando a luz bate em um objeto opaco, ela cria uma sombra do outro lado. A luz que foi absorvida vira calor e a luz refletida define a cor dos objetos.
Um objeto que absorve todas as cores é preto. Um objeto que reflete todas as cores é branco. Um objeto vermelho reflete a luz vermelha para que ela possa ser interpretada como vermelha pelos nossos olhos ou câmera, e absorve todas as outras. Já pensou o quanto isso é curioso? Um objeto vermelho tem todas a cores em si, exceto o vermelho!
Agora é hora de descobrir como esses fenômenos atuam diretamente nas nossas fotos.
Última revisão em: Set/2025