ir para a página inicial ddf / o guia completo da fotografia

Parte 4: luz

A luz na fotografia

Tem gente que adora a luz do sol, e tem quem gosta de usar flashes. Tem quem fotografe com a luz que entra da janela e quem crie a luz do zero dentro de um estúdio.

Mas não acredite quando alguém falar que gosta de certa luz porque ela é mais bonita. Não interessa de onde está vindo a sua luz: ela é sempre o mesmo acontecimento físico. Toda luz se comporta igual, seja do sol ou da lanterna. Quando aprendemos como a luz funciona conseguimos usá-la com total controle, não importando de onde ela veio.

Tudo que aprendemos sobre luz nas aulas de física da escola é o suficiente para conseguirmos fotografar melhor! Vou relembrar aqui alguns conceitos para entendermos como o comportamento da luz afeta nossas decisões fotográficas.

O que é a luz

A luz pode se comportar como partícula ou como onda. A ideia newtoniana de luz como uma partícula considera que a luz que usamos para ver o mundo e para fotografar é formada por várias “bolinhas de luz” que viajam pelo espaço.

Ilustração do planeta Terra e o Sol. Bolinhas de luz saem do Sol em direção à Terra.

Também podemos entender a luz visível como parte de um espectro de ondas eletromagnéticas. Algumas partes desse espectro são invisíveis, como o infravermelho. Outras são visíveis, como a luz do sol.

Ilustração do espectro eletromagnético indicando a parte invisível (raios gamma, ultravioleta, infravermelho, etc) e a parte visível (as cores).

Na fotografia, trabalhamos com esta parte da luz que é visível. E, não vou cansar de repetir: não interessa de onde a luz vem. O que nos interessa é como os objetos se comportam ao serem iluminados!

Fenômenos ópticos

Nossos objetivos fotográficos são influenciados por alguns fenômenos ópticos que acontecem quando a luz, na sua viagem pelo mundo, encontra um objeto.

Alguns desses fenômenos são a transmissão, a absorção e a reflexão.

Quando a luz encontra um objeto que a deixa passar direto e seguir em frente, chamamos de transmissão. Quando a luz encontra um objeto que a absorve e a transforma em calor, chamamos de absorção. Já quando ela encontra um objeto que a devolve pro mundo, chamamos de reflexão.

Ilustração de três objetos. A luz, representada por uma seta, bate nos três objetos. No primeiro, ela passa para o outro lado. No segundo, ela é absorvida e desaparece. No terceiro, ela é refletida e volta para o lado de onde veio.

Inclusive, podemos encontrar uma misturinha desses fenômenos. Alguns objetos, como aqueles translúcidos, podem deixar passar um pouco de luz e refletir um outro tanto.

A difusão

Tanto a transmissão quanto a reflexão podem acontecer de forma especular ou difusa. A transmissão/reflexão especular acontece quando a luz segue no mesmo ângulo que incidiu. Já a transmissão/reflexão difusa acontece quando a luz segue em ângulos aleatórios – ou seja: ela é difundida para todos os lados.

Ilustração de um retângulo azul indicando um objeto onde um feixe de luz incide. Do outro lado do objeto, os raios de luz saem em direções aleatórias, diferentes do ângulo de incidência.

As cores

Objetos opacos (como você!) refletem e absorvem a luz ao mesmo tempo. Quando a luz bate em um objeto opaco, ela cria uma sombra do outro lado. A luz que foi absorvida vira calor e a luz refletida define a cor dos objetos.

Um objeto que absorve todas as cores é preto. Um objeto que reflete todas as cores é branco. Um objeto vermelho reflete a luz vermelha para que ela possa ser interpretada como vermelha pelos nossos olhos ou câmera, e absorve todas as outras. Já pensou o quanto isso é curioso? Um objeto vermelho tem todas a cores em si, exceto o vermelho!

Ilustração de três objetos. O primeiro, preto, tem raios de luz representados por setas chegando e "desaparacendo" nele. O segundo, vermelho, tem todas as setinhas de outras cores desaparecendo, e a seta vermelha é refletida. O último, branco, devolve todas as setinhas para o mundo.

Agora é hora de descobrir como esses fenômenos atuam diretamente nas nossas fotos.

Última revisão em: Set/2025

tópico anterior
Fotografia de viagens

Próximo tópico
Luz dura e luz difusa

Índice completo