O princípio da fotografia de comida é ela parecer muito mais bonita do que é na vida real. E não é propaganda enganosa: é que na vida real você tem o cheiro, a textura e o sabor. Na foto, o único sentido que podemos usar é a visão. As imagens bonitas compensam os outros sentidos.
90% da foto de comida é a produção
Antes de começar a clicar devemos nos preocupar com a produção da cena. Você quer uma aparência mais minimalista? Pode trabalhar com um fundo branco e louças discretas. Quer uma aparência mais caseira? Pode usar uma mesa de madeira, pratos com detalhes e guardanapos coloridos.

O resultado final da fotografia de comida depende muito mais dessa produção do que de outros aspectos mais técnicos.
A produção deve casar com o objetivo da foto: as fotos de comida para um catálogo de supermercado são totalmente diferentes das fotos de comida para divulgar o restaurante no instagram.
Iluminação
Uma luz difusa vai dar todo o destaque para a comida, enquanto uma luz mais dramática pode sugerir um clima mais aconchegante. A foto abaixo foi feita usando uma luz LED e criou um clima de amanhecer:

Já esta foto, usando uma iluminação natural difusa, dá total destaque ao alimento:

Equipamentos indicados para fotos de comida
Um tripé ajuda muito a ter controle enquanto você faz fotos de comida, e uma lente clara vai garantir bastante desfoque. Uma lente 50mm f/1.8 é ótima para começar a fazer fotos lindas. Comece usando a luz natural, que entra pela janela, e experimente outras fontes de iluminação para criar outros efeitos.
Última revisão em: Set/2025