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Parte 3: composição

A fotografia em preto e branco

A fotografia foi inventada em 1839 e viveu mais de um século sem as cores. O que era uma limitação técnica acabou se tornando uma característica dessa linguagem. Quando a tecnologia para o registro de cores foi desenvolvida, a fotografia em P&B já estava bastante estabelecida. Por um lado, surgiu o habitual conservadorismo diante da novidade. Por outro, houve a tentativa de seguir diferenciando a fotografia da pintura. Henri Cartier-Bresson (1908-2004) engrossava o coro dos que afirmavam que a cor pertencia à pintura e não à fotografia1.

Retrato de uma mulher em que só se vê a parte de trás da cabeça dela, com um coque soltinho nos cabelos.
Cecília. ISO 200, 35mm, f/1.4, 1/60

Mas, mesmo com essa resistência inicial, as cores foram chegando de fininho. A partir da década de 1960 a fotografia colorida ganhou espaço e, desde então, podemos dizer que venceu a batalha: hoje ela é unanimidade. É raro encontrarmos um filme, um outdoor ou um editorial de moda em P&B. A fotografia colorida tornou-se o padrão enquanto a opção pelo P&B virou uma estética reservada para nichos específicos. Mas, embora as cores nos permitam registrar o mundo com uma maior precisão (será?), as fotos em preto e branco seguem fascinando muita gente.

Foto de uma estrada em que se vê uma parada de ônibus vazia. Na frente do quadro passam dois rapazes de boné andando de bicicleta, com o tremor da foto indicando o movimento deles.
Parada de guagua, Cuba. ISO 100, 10mm, f/10, 1/160

Eu sou uma estusiasta da foto em P&B e concordo com Harold Baquet que, quando perguntado o motivo de gostar deste estilo, disse:

“É aquilo do menos ser mais. Às vezes a cor distrai do que é essencial. Às vezes só luz, linha e forma são o suficiente, e te permitem explorar as qualidades esculturais da terceira dimensão […]” 2

Como já vimos no texto sobre os elementos formais, a cor é um elemento que gera inúmeras possibilidades. Abrir mão dessas possibilidades é um caminho em direção à simplicidade na composição. E eu, que sempre tive meu coração nos retratos, penso que essa simplicidade permite mais destaque para as emoções e expressões das pessoas retratadas.

A foto mostra, ao fundo, um quioque de praia com várias pessoas sentadas observando. No plano frontal se vê dois casais dançando agarradinhos. Um deles está à direita, e se vê bem o movimento. O outro está quase no centro do quadro e dá pra ver o movimento nos pés deles.
Rio de Janeiro/RJ ISO 800, 10mm, f/3.5, 1/15

  1. MILANOWSKI, Stephen R.. Factors influencing the neglect of color photography: 1860 to 1970. 1976. Massachusetts, 1976. (Link)
  2. TULEY, Laura Camille. An Interview with Harold Baquet. New Orleans Review, New Orleans, v. 33, n. 2, p. 108-116, jan. 2007.

Última revisão em: Set/2025

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