ir para a página inicial ddf / o guia completo da fotografia

Parte 2: técnica

Foco - métodos e modos

Não existe método perfeito de focagem: cada pessoa deve usar a técnica que acha mais prática e confortável.

Vamos conhecer alguns dos métodos? Depois de testá-los por algum tempo você poderá escolher o seu preferido para cada situação.

Foco manual (MF) e Foco automático (AF)

Existe um botão de modo de foco que normalemente fica na base da lente (ou perto dela, às vezes na própria câmera). Você pode deixá-lo na opção MF (manual focus), para usar o foco manual, ou AF (auto focus), para usar o foco automático.

Ilustração mostrando botão que muda do foco manual para o foco automático

Usando o foco manual você irá girar o anel de foco da lente e observar no visor ou na tela até que o assunto desejado fique em foco. A localização e o funcionamento deste anel muda de lente para lente, leia o manual da sua para saber usá-la corretamente.

Usando o foco automático você irá contar para a câmera onde quer o foco, e ela mandará a lente focar naquele local sozinha.

Duas formas de usar o foco automático

Podemos contar para nossa câmera onde queremos o foco de vários jeitos diferentes. Vamos fazer isso apertando o botão disparador até a metade até que um sinal da câmera diga que o foco está feito. Este sinal é um sinal sonoro (um bip) e/ou um sinal luminoso no visor (normalmente uma bolinha.)

Ilustração de uma câmera sorrindo, usando óculos, e com um balão de fala escrito “bip”.

Contaremos para a câmera onde queremos o foco usando os pontos de foco. Eles são aqueles pontinhos espalhados quando olhamos para o visor.

Ilustração mostrando pontos de foco de diferentes modelos de câmeras.

Os pontos de foco da sua câmera podem ser diferentes dos ilustrados aqui: existem variações enormes em formato, quantidade de pontos e funcionalidades de acordo com cada modelo de câmera, e cada dia inventam algo novo para esses pontinhos!

Mas eles sempre fazem a mesma coisa: nos ajudam a contar para a câmera onde queremos o foco. Vamos selecionar um desses pontinhos e vamos deixá-lo exatamente em cima do que queremos focar.

Cada modelo de câmera tem seus pontinhos e suas funcionalidades, é preciso ler o manual e praticar para conhecer as opções que sua câmera oferece. Aqui vou apresentar duas técnicas utilizadas por bastante gente, independente de seus equipamentos.

Dica: é preciso tomar cuidado com a opção de selecionar todos os pontinhos. Isso não quer dizer que a câmera irá focar em tudo! Só quer dizer que ela vai escolher um (e somente um) dos pontinhos sozinha. E ela normalmente vai escolher o ponto mais fácil. Lembra quando falei sobre ter controle sobre o que está acontecendo? Deixar todos os pontinhos selecionados é o mesmo que deixar a câmera decidir por você onde o foco deve ficar.

Método 1: Focar e recompor

Algumas vezes já me perguntaram: por que a cada foto você aponta para um lado, e depois aponta para o outro, e aí faz a foto? Você também já deve ter visto outras pessoas fotografando assim. Este método é conhecido como focar e recompor.

Para usar esta técnica é só fazer o seguinte: primeiro, defina onde será o foco. Digamos que você quer focar no olho da modelo em um retrato. Com o ponto de foco central selecionado você o coloca em cima do olho da modelo. Aí você aperta o botão disparador somente até a metade e, mantendo-o pressionado, refaz a composição. Ao chegar na composição desejada, aperte o botão até o final para fazer a foto.

Retrato aproximado de uma mulher olhando em direção à câmera com o ponto de foco central sobrepondo o seu olho.
Primeiro passo: ignore a composição e faça o foco sobrepondo o ponto central na parte da cena que você quer em foco e apertando o botão disparador até a metade, mantendo ele pressionado.
Retrato aproximado de uma mulher olhando em direção à câmera com a composição final.
Segundo passo: refaça a composição e aperte o botão até o final.

Esse método é bem conhecido e utilizado pois pode ser feito bem rapidamente. Porém, dependendo da situação, ele pode causar um erro na focagem, que se perde justamente entre o momento do foco e o momento de recompor. Saiba mais aqui neste sobre esse erro.

Dica: Para não perder o foco, evite usar esta técnica se estiver usando uma abertura muito grande ou se estiver muito pertinho do assunto fotografado.

Ah, você pode escolher outro ponto – não só o central. Mas, normalmente, o ponto do centro é o mais eficiente em focar pois é onde a imagem refletida pela lente fica mais nítida.

Método 2: Compor, escolher o pontinho equivalente e focar

Outra forma bastante conhecida de foco é compor, selecionar o pontinho mais próximo de onde você quer o foco, apertar o botão até a metade até sua câmera indicar sucesso, e clicar até o final.

Este método é legal pois evita a grande mudança de posição do método anterior, garantindo mais precisão. Para usá-lo, primeiro você precisa descobrir como mudar a localização do ponto selecionado na sua câmera: encontre essa informação no seu manual. Normalmente, existe um botão ou uma combinação de botões que fazem exatamente isso.

Ilustração mostrando a posição de um botão de mudança de modo de foco em uma câmera DSLR.

Ainda usando o exemplo do retrato, para usar esta técnica é só compor, selecionar o ponto que fica em cima do olho, clicar até a metade até o foco ser obtido e aí clicar até o final.

Retrato aproximado de uma mulher olhando em direção à câmera com o ponto de foco superior sobrepondo o seu olho.
Nesta técnica você escolhe o ponto mais adequado para o foco durante a composição, sem mover a câmera no meio do processo.

Minha lente não consegue focar, o que faço?

Nossas lentes têm dificuldade para focar em situações de pouco contraste. Este pouco contraste acontece em situações de pouca luz, em situações de contra-luz ou quando tentamos focar em algo sem muitos detalhes (como uma parede de uma cor só.)

Nesses casos você deve procurar um ponto com mais contraste ou passar para o modo manual.

Fotografia de uma mulher grávida contra o pôr do sol, formando uma silhueta do seu corpo e de uma palmeira.

Veja o caso de uma silhueta na contra-luz: ao invés de tentar focar no meio do objeto ou da pessoa, foque na beirada entre o assunto e o fundo, onde existe mais contraste. Quanto mais contraste, mais fácil para a câmera “encontrar” o foco.


Se mesmo depois de seguir essas dicas você acha que suas fotos não estão tão nítidas quanto você gostaria, é hora de nos aprofundarmos em algumas dicas específicas para fotos bem focadas.

Última revisão em: Set/2025

tópico anterior
Foco - como fazer fotos nítidas

Próximo tópico
Dicas para focar melhor

Índice completo