O efeito do fundo desfocado é muito admirado e bastante gente acredita que uma foto parece mais profissional por causa dele. Este é um dos efeitos impossíveis de se reproduzir na pós-produção, e não fica natural se feito usando o Photoshop ou outros artifícios de edição. Agora que vivemos em tempos de reuniões online é possível até adicionar esse efeito no nosso vídeo no Zoom ou Meet: mas vamos admitir que fica feio e obviamente falso, né?

O verdadeiro fundo desfocado depende dos seguintes fatores:
Abertura
Como já comentamos aqui, a abertura é a principal responsável pela profundidade de campo. Use a maior abertura que sua lente permitir para conseguir mais desfoque. Uma abertura f/5.6 vai desfocar mais o fundo do que uma abertura f/11.
Distância focal
Quanto maior a distância focal, menor será o desfoque. Se estiver usando uma lente 18-55mm, faça a foto em 55mm.
Distância entre assunto e lente
Quanto mais próxima você estiver do assunto, mais próximo da lente será o foco, e mais o fundo ficará desfocado. Chegue perto!
Distância entre o assunto e o fundo
Quanto mais distante o fundo estiver do ponto de foco, mais desfocado ele ficará. Ao tentar fazer um retrato com fundo desfocado é melhor deixar a pessoa longe do fundo do que encostada nele.
Nem sempre é possível juntar todos esses fatores em uma só foto, mas tentando colocar alguns em prática com certeza você conseguirá bons resultados, usando o equipamento que possui hoje.
Você que está chegando até aqui talvez se pergunte: mas então para cada foto que eu tirar vou precisar medir exposição, configurar pelo menos quatro coisas diferentes (abertura, tempo, ISO e balanço de branco) e ainda fazer o foco? Mas esse negócio de fotografar tá parecendo muito complicado…
Não se assuste. No próximo tópico vamos ver qual é o passo a passo ao fazer uma foto, e quais passos podem ser dispensados quando estamos fazendo várias fotos na mesma situação de luz. Vamos lá?
Última revisão em: Set/2025