ir para a página inicial ddf / o guia completo da fotografia

Parte 3: composição

Olhar, analisar, compor

A composição não depende quase nada do seu equipamento e não pode ser arrumada no computador depois.

Ela é a base do que chamamos de uma fotografia bonita. Depois de um tempo praticando, decidir quais botões apertar fica fácil e rápido. A partir daí, dedicamos a maior parte dos nossos esforços à composição.

Antes de apontar sua câmera para a cena que pretende fotografar, é preciso parar e observar. Olhe em volta e responda às seguintes perguntas:

Depois de responder à essas perguntas, você terá um ponto de partida para iniciar a composição. Analise:

Depois de olhar e analisar, vem o momento de compor. Vou te contar alguns princípios que usamos para chegar em composições interessantes. Podemos subverter esses princípios, mas não sem antes conhecê-los!

Fotografia de um corrimão parcialmente submerso que se estende do canto inferior esquerdo em direção ao centro. Ao fundo, um corpo de água reflete o céu ao crepúsculo, com a silhueta escura de árvores e uma margem distante.
Alter do Chão/PA ISO 100, 10mm, f/16, 2.5” [*]

Estes princípios não são exclusivos da fotografia: eles servem para toda arte visual (pintura, ilustração e design, por exemplo.)

Usamos dois conjuntos de conceitos ao criar e ao analisar a composição em uma foto: os elementos formais (os elementos que compõem uma imagem) e os princípios das artes visuais (a organização desses elementos dentro de um quadro). Vamos olhar em mais detalhes para cada um deles?

Última revisão em: Set/2025

tópico anterior
Técnica na prática

Próximo tópico
Os elementos formais

Índice completo