Depois de conhecermos os elementos, usamos alguns princípios da composição para organizá-los e formar uma imagem coesa. A composição é o processo de organizar fragmentos do mundo visível dentro deste pequeno retângulo bidimensional que chamamos de “fotografia”.
Equilíbrio
Ao olhar uma foto equilibrada nosso olhar viaja dentro da imagem. Ao olhar uma foto desequilibrada nosso olhar procura o que está faltando. Para conseguir o equilíbrio, distribuímos os elementos no quadro de forma que eles se complementem ou façam sentido. Isso pode acontecer de forma simétrica ou assimétrica, assim como utilizando eixos horizontais, verticais ou diagonais.
No exemplo abaixo, a pedra no canto inferior esquerdo se equilibra com a montanha grande no canto superior direito. O lago, cortando a foto na diagonal, divide o quadro nas duas partes que se equilibram.

Agora repare nesta outra foto feita exatamente no mesmo local da foto acima, mas um passinho mais para trás e sem aquela pedra chamativa no plano frontal:

Também é interessante considerar que quando temos elementos repetidos, os números ímpares costumam criar um equilíbrio mais tranquilo do que os números pares. Na foto abaixo, por exemplo, três ciclistas (número ímpar) se equilibram com uma última pessoa (também ímpar) no fim do quadro:

Ênfase
É o destaque dado para o assunto principal da foto. Quase sempre existe algum assunto principal, e procuramos dar toda a ênfase a ele. Podemos fazer isso usando qualquer um dos elementos – linhas, luz/sobra, formas e cores.

Nosso olhar costuma ir primeiro para as partes mais iluminadas ou com cores mais vivas de uma foto. Veja o exemplo abaixo: embora a modelo ocupe pouco espaço no quadro, ela fica em evidência por estar iluminada em um fundo escuro e usar uma roupa de cor constrastante com o fundo.

Ritmo
O ritmo é o que define a forma como o observador viaja o olhar pela imagem. Usamos linhas, formas e desfoques para criar um ritmo de movimento ou estática. No exemplo abaixo, as bandeiras tanto em primeiro plano quanto lá no fundo criam profundidade e fazem o olhar viajar pela foto.

O uso da repetição de elementos também evidencia um ritmo.

Unidade
Tudo que está no quadro tem que ter alguma função na composição. O maior erro encontrado nas fotografias de iniciantes é o excesso de elementos que não dizem nada ou não adicionam nada à foto, deixando a imagem sem unidade. O ideal é que cada pedaço tenha uma função ao formar o todo.

Última revisão em: Set/2025