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Parte 3: composição

Princípios da composição

Depois de conhecermos os elementos, usamos alguns princípios da composição para organizá-los e formar uma imagem coesa. A composição é o processo de organizar fragmentos do mundo visível dentro deste pequeno retângulo bidimensional que chamamos de “fotografia”.

Equilíbrio

Ao olhar uma foto equilibrada nosso olhar viaja dentro da imagem. Ao olhar uma foto desequilibrada nosso olhar procura o que está faltando. Para conseguir o equilíbrio, distribuímos os elementos no quadro de forma que eles se complementem ou façam sentido. Isso pode acontecer de forma simétrica ou assimétrica, assim como utilizando eixos horizontais, verticais ou diagonais.

No exemplo abaixo, a pedra no canto inferior esquerdo se equilibra com a montanha grande no canto superior direito. O lago, cortando a foto na diagonal, divide o quadro nas duas partes que se equilibram.

Foto de um lago com pedras e uma grande pedra no plano frontal, montanhas ao fundo.
Troms, Noruega. ISO 100, 10mm, f/4.5, 1/30 [*]

Foto de um lago com pedras no plano frontal e montanhas ao fundo, com destaque para a pedra na frente do quadro e as montanhas ao fundo

Agora repare nesta outra foto feita exatamente no mesmo local da foto acima, mas um passinho mais para trás e sem aquela pedra chamativa no plano frontal:

Foto do mesmo lago anterior mas sem a grande pedra frontal.
Uma foto feita de outro ângulo não inclui a pedra.

Foto do mesmo lago anterior, mas sem a grande pedra no plano frontal, montanhas ao fundo. Destaque para o vazio que ficou no plano frontal

Também é interessante considerar que quando temos elementos repetidos, os números ímpares costumam criar um equilíbrio mais tranquilo do que os números pares. Na foto abaixo, por exemplo, três ciclistas (número ímpar) se equilibram com uma última pessoa (também ímpar) no fim do quadro:

Foto em que se vê a lagoa Rodrigo de Freitas, montanhas ao fundo e uma ciclovia no plano frontal, com ciclistas passando.
Rio de Janeiro/RJ. ISO 100, 10mm, f/4.5, 1/200 [*]

Ênfase

É o destaque dado para o assunto principal da foto. Quase sempre existe algum assunto principal, e procuramos dar toda a ênfase a ele. Podemos fazer isso usando qualquer um dos elementos – linhas, luz/sobra, formas e cores.

Mulher de olhos fechados sentindo o sol que a ilumina.
Shirlley. ISO 100, 70mm, f/2.8, 1/640

Nosso olhar costuma ir primeiro para as partes mais iluminadas ou com cores mais vivas de uma foto. Veja o exemplo abaixo: embora a modelo ocupe pouco espaço no quadro, ela fica em evidência por estar iluminada em um fundo escuro e usar uma roupa de cor constrastante com o fundo.

Foto de uma mulher em meio à mata, destacada por estar mais iluminada que o fundo.
Carol. ISO 100, 70mm, f/2.8, 1/640

Ritmo

O ritmo é o que define a forma como o observador viaja o olhar pela imagem. Usamos linhas, formas e desfoques para criar um ritmo de movimento ou estática. No exemplo abaixo, as bandeiras tanto em primeiro plano quanto lá no fundo criam profundidade e fazem o olhar viajar pela foto.

Foto com diversas camadas: na primeira, uma grande bandeira da ONG educafro, na segunda, as pessoas participando da manifestação, na terceira, ao fundo, a estátua de Zumbi e bandeiras do Brasil e do RJ.
Manifestação Educafro/RJ. ISO 100, 10mm, f/4.5, 1/125

O uso da repetição de elementos também evidencia um ritmo.

Foto de uma parede repleta de pequenas placas com desenhos rupestres diversos.
Museu de arqueologia do Xingó/AL ISO 800, 10mm, f/4.5, 1/60

Unidade

Tudo que está no quadro tem que ter alguma função na composição. O maior erro encontrado nas fotografias de iniciantes é o excesso de elementos que não dizem nada ou não adicionam nada à foto, deixando a imagem sem unidade. O ideal é que cada pedaço tenha uma função ao formar o todo.

Foto com o céu lilás, silhueta de montanhas e a lua crescente no alto.
Barra de Guaratiba/RJ. ISO 800, 22mm, f/4.5, 1/160

Última revisão em: Set/2025

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