ir para a página inicial ddf / o guia completo da fotografia

Parte 3: composição

Fotografia de paisagens

Já comentei que um horário clássico para a fotografia de paisagens é a chamada hora mágica: próximo do nascer e do pôr do sol. Neste horário costuma acontecer um espetáculo de cores.

Como já dissemos nem sempre será possível fotografar neste horário. E pode acontecer de estarmos lá na hora certa… e o tempo fechar. Mas, quando a gente consegue registrar um céu repleto de laranjas, rosas, roxos e azuis, além do dourado que alcança a paisagem, fica claro o motivo desse horário ser chamado de mágico.

Foto de um pôr do sol onde o céu está indo de alaranjado para rosa para azul, com nuvens brilhando em rosa. Em primeiro plano, um casarão.
João Pessoa/PB. ISO 500, 10mm, f/4, 1/15 [*]

O mais interessante de fotografar nos horários mais bonitos é que muitos lugares ficam vazios e você consegue circular e procurar os ângulos preferidos sem muita concorrência. Você deve imaginar que isso é válido para o nascer do sol e não para o entardecer… Mas, acredite, já visitei lugares bastante badalados que estavam vazios também ao pôr do sol. Você acredita que o museu mais visitado do mundo ficaria deserto no fim da tarde? Pois então, essa foto do Louvre eu fiz em um lindo fim de tarde e já não tinha quase ninguém circulando por lá:

A pirâmide de vidro do Louvre iluminada por um céu com nuvens e cheio de cores: laranja, azul, roxo.
Paris, França. ISO 100, 16mm, f/6.3, 1/125

O jeito mais garantido de conseguir o combo de luz bonita e poucas pessoas é acordar bem cedinho e estar no local pelo menos uma hora antes do sol nascer. Eu acho que a experiência de passear enquanto a maioria das pessoas dorme é especialmente agradável. Sempre gostei de andar por aí no amanhecer, inclusive para pegar ônibus pra ir trabalhar. E para quem acha que em megalópoles como Londres não dá mais pra ouvir os passarinhos… Às cinco da manhã, dá.

A foto mostra uma ponte vazia, o rio Tâmisa e, ao fundo, a roda gigante London Eye.
Londres, Inglaterra. ISO 100, 10mm, f/22, 15”

(Naturalmente é preciso estar em lugar seguro para seguir essas dicas. Estou supondo que você terá o bom senso para decidir onde dá e onde não dá pra ficar passeando com câmera na mão de madrugada.)

Usando a grande-angular

Uma das lentes preferidas entre profissionais da fotografia de paisagens é a grande-angular. Com ela, você consegue incluir vários elementos na imagem, mostrando a grandiosidade das paisagens.

Foto de um vertedouro de hidrelétrica com água jorrando. O céu está azul e, à frente, estão campos esverdeados.
Itaipu, Foz do Iguaçu/PR. ISO 100, 10mm, f/10, 1/125

Quando usamos esta lente para fotografar paisagens é interessante incluir elementos nos vários planos da composição. Conseguimos, assim, um senso de profundidade.

Vemos um barco atracado à esquerda, enquanto um corrimão percorre toda a imagem até chegar em uma garrafa verde de água, usada como defenso, no lado direito da imagem. Ao fundo, as cores alaranjadas, rosas e azuis do céu refletem na água.
Alter do Chão/PA. ISO 100, 10mm, f/7.1, 1/15

Última revisão em: Set/2025

tópico anterior
Fotografia de pessoas

Próximo tópico
Fotos de longa exposição

Índice completo