ir para a página inicial ddf / o guia completo da fotografia

Parte 4: luz

Como iluminar objetos como vidro e metal

Já vimos que alguns objetos refletem a luz de forma especular, o que faz iluminá-los um desafio maior. Superfícies polidas e que lembram espelhos (ou seja, onde você consegue ver reflexos, mesmo que não perfeitamente) refletem a luz desta forma.

Ilustração de um CD e a indicação de toda a área acima dele que reflete de forma especular a luz que o ilumina.

Ao fotografar um objeto desse tipo, precisamos tomar cuidado para que uma fonte de luz pequena não faça um reflexo desagradável, aparecendo caso ela esteja localizada dentro da área de reflexo:

Ilustração de um esquema de CD sendo fotografado, com a luz dentro da zona refletiva. Ao lado, uma foto com a luz aparecendo refletida na superfície CD.

Uma solução é simplesmente reposicionar a luz (ou o objeto) de forma que a fonte de luz não esteja na área de reflexo:

Ilustração de um esquema de CD sendo fotografado, com a luz fora da zona refletiva. Ao lado, uma foto com uma luz mais uniforme na superfície CD.

A iluminação ficará melhor ainda se for possível usar algum modificador de luz (como um refletor ou difusor) que ocupe toda a área refletiva:

Ilustração de um esquema de CD sendo fotografado, com a luz fora da zona refletiva. Ao lado, uma foto com uma luz bastante uniforme na superfície CD.

Taças e garrafas de vidro são bons exemplos de assuntos bem difíceis de iluminar. Por serem circulares esses objetos irão refletir tudo que está em volta. Apontar a câmera e clicar normalmente não é o suficiente para fazer uma foto interessante de objetos desse tipo, veja como fica feia:

Foto de um vaso de vidro com iluminação inadequada

Conseguimos fotos mais atraentes controlando os reflexos. Os dois esquemas mais comuns são: fundo preto com reflexos brancos e fundo branco com reflexos pretos. Podemos realizar esses esquemas tanto em um ambiente de estúdio quanto em um cantinho da casa que tenha paredes brancas. Vou mostrar como a foto acima foi transformada mudando apenas o esquema de iluminação, mesmo sendo feita exatamente no mesmo local:

Fundo preto com reflexos brancos

Foto de um vaso de vidro com o fundo preto e reflexos brancos no entorno do objeto.

Aqui, usamos as paredes brancas como grandes refletores, apontando a luz para o fundo e colocando um papel preto ao fundo do objeto.

Esquema mostrando uma visão em birdview da um objeto de vidro sendo fotografado conforme a explicação acima – paredes brancas e fundo preto, com flash apontando para trás.

Fundo branco com reflexos pretos

Foto de um vaso de vidro com o fundo branco e reflexos pretos no entorno do objeto.

Neste caso, usamos a parede branca como fundo e posicionamos dois pedaços de papel pretos nas laterais do objeto. Esses objetos serão refletidos e farão a definição do contorno. A luz segue sendo apontada para o fundo:

Esquema mostrando uma visão em birdview da um objeto de vidro sendo fotografado conforme a explicação acima – paredes brancas e papel preto dos dois lados do objeto, com flash apontando para trás.

Você pode extrapolar a mesma lógica dos exemplos acima na hora de criar outras fotos de objetos altamente refletivos, com especial atenção à área de reflexão.

Última revisão em: Set/2025

tópico anterior
Usando o flash fora da câmera

Próximo tópico
Como fazer fotos high key e low key

Índice completo