Já vimos que alguns objetos refletem a luz de forma especular, o que faz iluminá-los um desafio maior. Superfícies polidas e que lembram espelhos (ou seja, onde você consegue ver reflexos, mesmo que não perfeitamente) refletem a luz desta forma.

Ao fotografar um objeto desse tipo, precisamos tomar cuidado para que uma fonte de luz pequena não faça um reflexo desagradável, aparecendo caso ela esteja localizada dentro da área de reflexo:

Uma solução é simplesmente reposicionar a luz (ou o objeto) de forma que a fonte de luz não esteja na área de reflexo:

A iluminação ficará melhor ainda se for possível usar algum modificador de luz (como um refletor ou difusor) que ocupe toda a área refletiva:

Taças e garrafas de vidro são bons exemplos de assuntos bem difíceis de iluminar. Por serem circulares esses objetos irão refletir tudo que está em volta. Apontar a câmera e clicar normalmente não é o suficiente para fazer uma foto interessante de objetos desse tipo, veja como fica feia:
Conseguimos fotos mais atraentes controlando os reflexos. Os dois esquemas mais comuns são: fundo preto com reflexos brancos e fundo branco com reflexos pretos. Podemos realizar esses esquemas tanto em um ambiente de estúdio quanto em um cantinho da casa que tenha paredes brancas. Vou mostrar como a foto acima foi transformada mudando apenas o esquema de iluminação, mesmo sendo feita exatamente no mesmo local:
Fundo preto com reflexos brancos
Aqui, usamos as paredes brancas como grandes refletores, apontando a luz para o fundo e colocando um papel preto ao fundo do objeto.

Fundo branco com reflexos pretos
Neste caso, usamos a parede branca como fundo e posicionamos dois pedaços de papel pretos nas laterais do objeto. Esses objetos serão refletidos e farão a definição do contorno. A luz segue sendo apontada para o fundo:

Você pode extrapolar a mesma lógica dos exemplos acima na hora de criar outras fotos de objetos altamente refletivos, com especial atenção à área de reflexão.
Última revisão em: Set/2025