ir para a página inicial ddf / o guia completo da fotografia

Parte 1: equipamento

Filtros

Filtros são acessórios óticos colocados em frente à lente para correção ou criação de efeitos. Existem dois tipos de filtros: os circulares e os quadrados. Os circulares funcionam rosqueando o filtro diretamente na lente. Costumam ser mais baratos, mas você precisa de um para cada diâmetro de lente. Os quadrados são encaixados em um suporte que é preso à lente. Os kits de filtros quadrados são mais caros mas podem ser usados em lentes com diferentes diâmetros.

Ilustração mostrando a diferença entre filtros quadrados e redondos

Muitos filtros perderam a razão de ser com a facilidade de alterar as fotos na pós-produção. Mas ainda encontramos alguns cujos efeitos não podem ser reproduzidos. Vamos conhecê-los?

Filtro polarizador

O filtro polarizador é o queridinho de quem gosta de fotografar paisagens. Sua principal função é filtrar a luz polarizada do céu: resultando em um céu mais azul e com mais contraste em relação às nuvens. Esse filtro também elimina reflexos em superfícies não metálicas, como água e vidro.

Fotos com e sem filtro polarizador, mostrando a diminuição dos reflexos.

Modelo indicado: Polarizador K&F (Verifique o diâmetro da sua lente antes de comprar filtros circulares).

Filtro de densidade neutra

O filtro de densidade neutra (ND) só faz uma coisa: deixa passar menos luz para a câmera! Parece estranho, ainda mais depois que aprendemos que as lentes que deixam passar mais luz são consideradas melhores. Se pagamos tão caro para conseguir o máximo de luz, por que usar um filtro que deixa passar menos luz?

Foto de um filtro ND sendo colocado contra uma janela iluminada. Em volta dele tudo está branco, mas através dele é possível ver o céu e árvores.

Este filtro é usado em situações bem específicas, principalmente nas fotos de paisagens em que as configurações que desejamos para fazer algum efeito (como uma cachoeira em véu) fazem a foto ficar muito clara. Após compreender melhor essas configurações falaremos mais sobre como usar este filtro.

Foto de uma cachoeira que desce por um penhasco escuro. No fundo, penhascos texturizados dominam a cena sob um céu carregado de nuvens. A cachoeira, com múltiplos fluxos, contrasta com as rochas escuras e o céu nublado. Há uma vegetação discreta nas laterais do penhasco.
Estilo de foto que pode ser feita mesmo em dias claros ao usar um filtro ND. Islândia, 2012 (ISO 100, 10mm, f/22, 0.5s)

Modelo indicado: ND K&F (Verifique o diâmetro da sua lente antes de comprar filtros circulares).

Filtro graduado de densidade neutra (ND-Grad)

O filtro graduado de densidade neutra também deixa passar menos luz para a lente, mas somente em uma parte do quadro. Ele é útil quando estamos fazendo uma foto em que uma parte da cena está muito mais clara do que a outra. Isso acontece quando estamos fazendo uma foto que possui um céu claro, por exemplo.

Ilustração com filtros do tipo ND-Grad

Se configurarmos a câmera para mostrar direitinho o céu, pode acontecer da paisagem ficar muito escura. Se configurarmos a câmera para mostrar direitinho o paisagem, o céu pode ficar muito claro. Esse filtro resolve este problema, equilibrando as duas partes:

Duas fotografias, aquela feita sem o filtro ND-Grad tem o céu superexposto.

Modelo indicado: Kit de filtros graduados bem em conta.

Última revisão em: Set/2025

tópico anterior
Acessórios

Próximo tópico
Seu laboratório digital

Índice completo