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Parte 4: luz

Usando o flash em cima da câmera

O pequeno flash que vem embutido na maioria das câmeras oferece uma luz frontal, criando resultados que geram pouco interesse. Comprar um flash externo e colocá-lo em cima da câmera permite um pouco mais de controle, pois ele pode ser girado para outras direções.

Ilustração de três exemplos de posições de um speedlight em cima da câmera: apontando para frente, para cima e lateralmente.

Vamos conhecer alguns resultados a depender do posicionamento do seu flash?

Direto

Apontar a luz diretamente para seu assunto normalmente cria uma iluminação frontal desagradável, mas em algumas situações pode ser a única opção. Essa é a estética bastante encontrada nas fotos de festas noturnas, por exemplo.

Na imagem há uma foto de uma mulher iluminada frontalmente, com sombras duras na parede ao fundo. Ao lado, um esquema mostra a câmera, o flash apontando diretamente para a modelo e a modelo.

Rebatendo no teto

Tetos brancos estão presentes em muitas situações, e ao apontar o flash para cima conseguimos transformar o teto inteiro em uma fonte de luz. Isso garante uma luz mais suave do que o flash direto: ainda há sombras mas ficam pouco definidas.

Na imagem há uma foto de uma mulher iluminada com luz que vem de cima, com sombras suaves no pescoço e embaixo do nariz, por exemplo. Ao lado, um esquema mostra a câmera, o flash apontando para o teto e a modelo.

Dica: alguns flashes contam com um pequeno cartão rebatedor embutido. Ele existe para ser usado em situações em que você está rebatendo a luz no teto, e serve para devolver um pouco de luz frontal para o assunto. Assim, pequenas sombras, como aquelas abaixo dos olhos, são prevenidas.

Na imagem há uma foto de uma mulher iluminada com uma mistura de sombras suaves e sombras mais duras, como numa junção das fotos anteriores. Ao lado, um esquema mostra a câmera, o flash apontando para o teto, o cartão rebatedor e a modelo.

Rebatendo lateralmente

Se você tiver uma parede branca ao lado do seu assunto, pode usá-la para simular uma luz lateral. Essa luz irá evidenciar melhor o volume e gera mais interesse do que a luz frontal.

Na imagem há uma foto de uma mulher iluminada lateralmente, com um lado mais sombreado que o outro. Ao lado, um esquema mostra a câmera rebatendo o flash em uma parede lateral.

Alguns erros comuns

Rebater o flash… ao ar livre

Usar o flash rebatido ao ar livre pode ser legal, mas é preciso apontá-lo para algo que reflita luz. Vejo muita gente apontando o flash para o céu ou para o lado, sem que a luz possa encontrar um caminho de volta. Se fizer isso você só estará gastando bateria à toa!

Usar o rebatedor embutido do flash… sem um teto branco

O rebatedor embutido do flash serve para jogar alguns raios de luz de volta para o assunto, de forma frontal. Se você está ao ar livre ou em um espaço sem um teto branco, somente essa pequena luz frontal irá chegar no assunto: ou seja, seria mais efetivo apontar o flash todo frontalmente de uma vez por todas. Assim como no exemplo anterior, a maior parte da luz estará sendo perdida.

Apontar o flash para superfícies coloridas ou pouco refletivas

Se você apontar a luz para uma parede vermelha, ela vai refletir luz vermelha. Nem sempre este é o objetivo. Apontar o flash para superfícies muito escuras (como um teto de madeira) é gastar, de novo, baterias à toa: cores escuras absorvem muito mais luz do que refletem.

Quando uso flash aparece uma mancha preta na foto

Se a mancha preta é uma faixa, é porque você está usando um tempo de exposição muito rápido. Descubra no manual da sua câmera qual é a velocidade de sincronismo do flash: normalmente fica por volta de 1/250. Usar um tempo de exposição mais rápido que isso (1/300, 1/400, etc) irá resultar na faixa preta pois uma das cortinas do obturador fecha antes que a outra tenha terminado de expor o sensor e o flash irá iluminar somente uma faixa da imagem.

Foto de pessoa patinando no gelo, em que se vê uma faixa preta na parte inferior.

Se a mancha preta é arredondada, na base da foto, é porque o flash está registrando a sombra que cria na lente. Isso costuma acontecer com lentes zoom muito longas, quando usamos o flash embutido e distâncias focais menores. A única solução é usar um flash externo ou trocar de lente, usando lentes que não são tão longas.

Foto de pessoa patinando no gelo, em que se vê uma mancha escura arredondada na parte inferior.

Flash TTL ou manual?

A potência da luz criada pelo flash pode ser definida usando dois modos: TTL ou manual. A maioria dos flashes modernos oferece as duas opções.

TTL

TTL significa trough the lens: através da lente. Ele é um modo automático: cada vez que você bate uma foto, a câmera e o flash conversam. A câmera diz pro flash “ó, amigo, preciso de mais dois pontinhos de exposição por aqui.” O flash, por sua vez, dá a quantidade de luz que a câmera pediu.

Esse modo é chamado de através da lente pois essa medição acontece no momento que você aperta o botão disparador. Entre o momento que você aperta o botão e o momento que a foto é tirada, o flash dispara um pré-flash e mede quanta luz entrou na lente. Assim, define a potência necessária para iluminar sua cena corretamente. O pré-flash e o flash “oficial” acontecem tão rapidamente que normalmente não conseguimos distingui-los!

O flash, assim como a câmera, sempre procura uma iluminação neutra da cena. Se você está fotografando objetos muito escuros ou muito claros, é possível que seja necessário compensar a exposição do flash. Se, ao bater a foto, você achar que o flash não jogou luz suficiente, você pode compensar a exposição para cima (+1, +2, etc.) Se, ao bater a foto, você achar que o flash jogou luz demais, pode compensar a exposição para baixo (-1, -2, etc.) Leia no manual do seu flash quais botões apertar para fazer isso, pois cada marca tem um passo a passo diferente.

Manual

No modo manual nós é que definimos a potência do flash. Essa potência é definida em frações (1/1, 1/2, 1/4, 1/8, 1/16, 1/128, etc.)

Para usar o flash no modo manual, fazemos o seguinte:

Ao fazer isso, o visor do flash irá mostrar um valor em metros. Esta é a distância que o flash precisa estar do objeto para que ele seja iluminado corretamente, usando a potência selecionada. Se você não quiser ou puder se mover, pode mudar a potência para conseguir definir a distância correta.


Foto de capa por Luke Hayfield Photography

Última revisão em: Set/2025

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