O pequeno flash que vem embutido na maioria das câmeras oferece uma luz frontal, criando resultados que geram pouco interesse. Comprar um flash externo e colocá-lo em cima da câmera permite um pouco mais de controle, pois ele pode ser girado para outras direções.
Vamos conhecer alguns resultados a depender do posicionamento do seu flash?
Direto
Apontar a luz diretamente para seu assunto normalmente cria uma iluminação frontal desagradável, mas em algumas situações pode ser a única opção. Essa é a estética bastante encontrada nas fotos de festas noturnas, por exemplo.

Rebatendo no teto
Tetos brancos estão presentes em muitas situações, e ao apontar o flash para cima conseguimos transformar o teto inteiro em uma fonte de luz. Isso garante uma luz mais suave do que o flash direto: ainda há sombras mas ficam pouco definidas.

Dica: alguns flashes contam com um pequeno cartão rebatedor embutido. Ele existe para ser usado em situações em que você está rebatendo a luz no teto, e serve para devolver um pouco de luz frontal para o assunto. Assim, pequenas sombras, como aquelas abaixo dos olhos, são prevenidas.

Rebatendo lateralmente
Se você tiver uma parede branca ao lado do seu assunto, pode usá-la para simular uma luz lateral. Essa luz irá evidenciar melhor o volume e gera mais interesse do que a luz frontal.

Alguns erros comuns
Rebater o flash… ao ar livre
Usar o flash rebatido ao ar livre pode ser legal, mas é preciso apontá-lo para algo que reflita luz. Vejo muita gente apontando o flash para o céu ou para o lado, sem que a luz possa encontrar um caminho de volta. Se fizer isso você só estará gastando bateria à toa!
Usar o rebatedor embutido do flash… sem um teto branco
O rebatedor embutido do flash serve para jogar alguns raios de luz de volta para o assunto, de forma frontal. Se você está ao ar livre ou em um espaço sem um teto branco, somente essa pequena luz frontal irá chegar no assunto: ou seja, seria mais efetivo apontar o flash todo frontalmente de uma vez por todas. Assim como no exemplo anterior, a maior parte da luz estará sendo perdida.
Apontar o flash para superfícies coloridas ou pouco refletivas
Se você apontar a luz para uma parede vermelha, ela vai refletir luz vermelha. Nem sempre este é o objetivo. Apontar o flash para superfícies muito escuras (como um teto de madeira) é gastar, de novo, baterias à toa: cores escuras absorvem muito mais luz do que refletem.
Quando uso flash aparece uma mancha preta na foto
Se a mancha preta é uma faixa, é porque você está usando um tempo de exposição muito rápido. Descubra no manual da sua câmera qual é a velocidade de sincronismo do flash: normalmente fica por volta de 1/250. Usar um tempo de exposição mais rápido que isso (1/300, 1/400, etc) irá resultar na faixa preta pois uma das cortinas do obturador fecha antes que a outra tenha terminado de expor o sensor e o flash irá iluminar somente uma faixa da imagem.
Se a mancha preta é arredondada, na base da foto, é porque o flash está registrando a sombra que cria na lente. Isso costuma acontecer com lentes zoom muito longas, quando usamos o flash embutido e distâncias focais menores. A única solução é usar um flash externo ou trocar de lente, usando lentes que não são tão longas.
Flash TTL ou manual?
A potência da luz criada pelo flash pode ser definida usando dois modos: TTL ou manual. A maioria dos flashes modernos oferece as duas opções.
TTL
TTL significa trough the lens: através da lente. Ele é um modo automático: cada vez que você bate uma foto, a câmera e o flash conversam. A câmera diz pro flash “ó, amigo, preciso de mais dois pontinhos de exposição por aqui.” O flash, por sua vez, dá a quantidade de luz que a câmera pediu.
Esse modo é chamado de através da lente pois essa medição acontece no momento que você aperta o botão disparador. Entre o momento que você aperta o botão e o momento que a foto é tirada, o flash dispara um pré-flash e mede quanta luz entrou na lente. Assim, define a potência necessária para iluminar sua cena corretamente. O pré-flash e o flash “oficial” acontecem tão rapidamente que normalmente não conseguimos distingui-los!
O flash, assim como a câmera, sempre procura uma iluminação neutra da cena. Se você está fotografando objetos muito escuros ou muito claros, é possível que seja necessário compensar a exposição do flash. Se, ao bater a foto, você achar que o flash não jogou luz suficiente, você pode compensar a exposição para cima (+1, +2, etc.) Se, ao bater a foto, você achar que o flash jogou luz demais, pode compensar a exposição para baixo (-1, -2, etc.) Leia no manual do seu flash quais botões apertar para fazer isso, pois cada marca tem um passo a passo diferente.
Manual
No modo manual nós é que definimos a potência do flash. Essa potência é definida em frações (1/1, 1/2, 1/4, 1/8, 1/16, 1/128, etc.)
Para usar o flash no modo manual, fazemos o seguinte:
- Colocamos as configurações desejadas na câmera (ISO, abertura e tempo de exposição);
- Selecionamos a potência desejada no visor do flash;
- Apertamos o botão disparador até a metade, apontando para o objeto que queremos iluminar;
Ao fazer isso, o visor do flash irá mostrar um valor em metros. Esta é a distância que o flash precisa estar do objeto para que ele seja iluminado corretamente, usando a potência selecionada. Se você não quiser ou puder se mover, pode mudar a potência para conseguir definir a distância correta.
Última revisão em: Set/2025