ir para a página inicial ddf / o guia completo da fotografia

Extra B: nerdices

Como interpretar um histograma

Quando olhamos a foto no visor da câmera ou do computador nós estamos vendo somente a interpretação desses dispositivos quanto à verdadeira imagem. A única forma de entender, de verdade, como ficou nossa foto, é vendo isso graficamente. E é aí que entra o histograma!

Como ele é e onde encontrá-lo

O histograma é um lindo, simpático e inconfudível gráfico.

Ilustração de um histograma, parecendo uma montanha.

Nas câmeras digitais o histograma costuma aparecer quando definimos mostrar mais informações / detalhes sobre a foto que foi tirada. Procure no manual do seu equipamento os botões usados para mostrar o histograma. Ele pode ser visto durante a captura da foto ou quando você está visualizando a foto já tirada.

histograma-camera

Nos programas de edição você facilmente vai encontrar uma janela chamada histograma ou histogram:

Captura de tela do menu de um programa de edição mostrando a localização do item histograma.

Como interpretar um Histograma?

É muito mais simples do que pode parecer. O gráfico simplesmente mostra a quantidade exata de pixels de luz e sombra de uma imagem.

Captura de tela mostrando uma imagem com gradiente do preto ao branco, o histograma correspondente com uma distribuição uniforme de pixels ao longo do eixo x.

O eixo das ordenadas (eixo y) tem a quantidade de pixels. O eixo das abscissas (eixo x) tem todas as possibilidades de luminosidade de um pixel, do preto total (do lado esquerdo) ao branco total (do lado direito). No meio estão os tons de cinza que ficam no meio do caminho. Veja que, na imagem acima, que é um simples gradiente do preto ao branco, a quantidade de pixels está bem distribuída ao longo do gráfico.

Na prática

Nossa câmera quer evitar fotos escuras ou fotos claras, portanto a tendência é que ela procure fazer fotos com um histograma mediano, assim:

Histograma que parece uma montanha, com a maioria dos pixels na área central.

Já adianto que quase nenhuma foto sua vai ficar com um histograma exatamente com esta montanha no meio, mas é o que nossas câmeras normalmente procuram. É esta luminosidade que ela vai procurar quando usarmos a câmera no automático e é esta luminosidade que ela vai nos falar que está correta quando usamos o modo manual (com aquela setinha no zero do fotômetro).

Mas existem momentos em que uma foto é repleta de tons mais escuros ou mais claros. Ao fazer fotos assim podemos checar o histograma para conferir se a exposição está mesmo correta e tudo que está escuro na cena também está escuro na foto. Veja os exemplos abaixo:

Foto de paisagem noturna em que se vê um píer pouco iluminado por um poste, e um barquinho laranja. O restante da paisagem está na escuridão. O histograma tem uma quantidade de pixels maior no lado esquerdo.

Foto de paisagem diurna em que se vê uma pessoa remando em um stand up paddle. O restante da paisagem – como o céu e o mar – se confundem pois estão bem iluminados. O histograma tem uma quantidade de pixels maior no lado direito.

Na primeira imagem o histograma tem um pico no lado esquerdo e quase nada no lado direito. Isso significa que a foto tem muitos pontos escuros. É só olhar a foto para “provar” isso: é uma foto com poucos detalhes claros mesmo, e tá tudo bem.

Na segunda imagem o histograma tem um pico no lado direito. Isso significa que a foto tem enormes quantidades de pontos claros e poucos pontos escuros. Mais uma vez olhamos a foto e vemos que isso é verdade.

Lembre-se: não existe histograma perfeito. Existe o histograma adequado pra foto ficar do jeito que você está planejando.

Última revisão em: Set/2025

tópico anterior
Como fazer fotografias HDR

Próximo tópico
O que é o fator de corte

Índice completo