A luz disponível
Toda luz que está no ambiente sem que a gente tenha colocado é chamada de luz disponível. Essa pode ser a luz do sol, a luz no teto da casa, a luz que vem de um abajur ou uma mistura de várias fontes de luz.
Nem sempre podemos mudar a luz disponível de lugar e nem sempre conseguimos modificá-la. Para conseguir diferentes resultados, precisamos mudar o nosso próprio posicionamento ou o posicionamento do assunto fotografado.

O único perigo é quando temos muitas fontes de luz diferentes. Diferentes luzes podem resultar em uma foto com sombras e cores bagunçadas, que não geram interesse. Ao fotografar usando a luz disponível, tome cuidado com isso! Procure estar ciente de todas as luzes que estão iluminando seu assunto, e tente posicionar câmera e assunto de forma a aproveitá-las melhor.

Quando a luz disponível não é suficiente ou não nos dá o controle que procuramos, podemos recorrer às luzes artificiais.
A luz artificial
Toda luz que criamos especialmente para fotografar é uma luz artificial. Trabalhar com luzes artificiais é legal pois conseguimos controlar seu posicionamento, definir sua potência e usar modificadores.

Infelizmente, para lidar com luzes próprias, também precisamos aprender a mexer em mais equipamentos, saber a função de mais botões e ler mais manuais. Antes de começar a usar luzes artificiais é importante dominar a sua câmera usando a luz disponível. Leia e releia a parte 2 desse guia e pratique bastante antes de começar a brincar com luzes artificiais!
As luzes artificiais são divididas em dois grandes grupos: luz contínua e flash.
Luz contínua
O nome dá a dica: estas luzes ficam ligadas o tempo todo e iluminam seu assunto mesmo quando a foto não está sendo tirada. São ótimas para conseguir ver a luz antes de bater a foto.

Fresnel e quartz: São bastante potentes e usam lâmpadas halógenas. Precisam ser ligadas na tomada ou em geradores, por isso não são muito práticas para trabalhos em locação. Bastante usadas em estúdio e para filmagem.
Luz LED: Esta tecnologia permite o uso de luz contínua de forma mais portátil, pois gasta menos energia e usa baterias menores. Hoje é possível encontrar luzes LED potentes e com baterias que duram um bom tempo. É bastante usada em eventos e retratos.
Flashes
Também conhecidos como strobes, estes equipamentos soltam um rápido disparo de luz somente na hora da exposição. Isso faz com que menos energia seja usada pois a luz não fica ligada enquanto a foto não é tirada.

Tochas: Equipamentos bastante encontrados em estúdio, também usam lâmpadas halógenas e têm bastante potência. Precisam estar ligadas na tomada ou em geradores.
Flashes speedlight: Speedlights são bastante portáteis e não usam muita energia, consumindo pilhas ou pequenas baterias. Usam lâmpadas de xenônio e têm potências variadas de acordo com o modelo.
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Existem vários outros tipos de equipamentos de iluminação contínua e flashes, e você pode encontrá-los em todas as lojas de equipamentos fotográficos. Aqui, decidi focar em um queridinho tanto de quem fotografa de forma amadora quanto profissional: o flash do tipo speedlight. Este pequeno flash pode ser usado em cima da câmera ou longe dela – e é o que vamos aprender a fazer nos próximos tópicos!
Última revisão em: Set/2025