ir para a página inicial ddf / o guia completo da fotografia

Parte 1: equipamento

Qual câmera?

Essa pergunta me persegue desde que comecei a escrever sobre fotografia na internet. E minha resposta, embora pareça meio radical, é sempre a mesma: qualquer uma!

Ilustração fofa com três tipos de câmeras de diferentes tamanhos sorrindo amigavelmente

Sei que a resposta é um pouco irritante. É inegável que o equipamento faz diferença no resultado final de uma fotografia. Negar isso seria como negar que uma boa faca – e bem afiada – não faz diferença para quem cozinha.

Mas a boa faca, sozinha, não nos ensina o básico da cozinha. Não adianta nada ter as melhores facas, o mais moderno fogão e lindas panelas Le Creuset: quando vamos aprender a cozinhar precisamos, antes de tudo, aprender a picar cebola. E, para isso, uma faca básica já serve.

O mesmo vale para a fotografia. Se você tem bastante dinheiro (parabéns) pode já comprar a câmera e os acessórios mais chiques do mundo. Mas não se engane: o objetivo inicial vai ser aprender a picar cebola! O “picar cebola” da fotografia é medir a luz, focar e compor. Qualquer câmera com controles manuais nos permite desenvolver essas habilidades.

Tá. Mas qual câmera eu compro, afinal?

Sei muito bem que “qualquer uma” não sanou sua dúvida. Então vamos dar uma olhadinha nos tipos de câmeras que existem no mercado, suas características, suas vantagens e desvantagens. Darei também algumas sugestões de modelos.

Mas antes de olharmos modelos de câmeras vamos conhecer as suas partes?

Ilustração mostrando as partes de uma câmera: lente e corpo. No corpo da câmera estão o botão disparador, o visor, a tela LCD e o sensor.

As câmeras digitais possuem duas partes principais: o corpo e a lente (ou objetiva). No corpo ficam os componentes que registram e processam as imagens, os botões e visores. Já a lente é a parte que direciona a luz para dentro do corpo da câmera. Nas câmeras mais especializadas as lentes são intercambiáveis (podemos trocá-las).


Tipos de câmeras

Cameraphones

Fotos de divulgação de smartphones da Apple e da Samsung.

Hoje podemos chamar muitos smartphones de cameraphones, pois suas câmeras são impressionantes (assim como seus preços). Os celulares substituíram as câmeras compactas pessoais e a maior vantagem desse tipo de câmera é que você provavelmente já a leva para todo lugar, facilitando a prática diária da fotografia. As fotos feitas pelos modelos top de linha são excelentes. Ainda assim, o tamanho diminuto dos componentes compromete a qualidade em situações de pouca luz ou quando queremos fotografar algo que está lá longe.

Ilustração de celular


Bridge

Fotos de divulgação de câmeras bridge Kodak e Canon.

Também vendida como superzoom, a bridge pode ser considerada um meio termo entre o cameraphone e as câmeras profissionais. Sua maior vantagem é possuir mais configurações personalizáveis garantindo bastante controle. Porém, não permite a troca de lentes e seus sensores têm uma qualidade inferior em situações mais críticas, como pouca luz.

Ilustração de bridge


DSLR (Digital Single Lens Reflex)

Fotos de divulgação de câmeras DSLR Canon série Rebel e 6D.

As câmeras DSLR permitem o controle totalmente manual das configurações. Existe uma infinidade de modelos, das mais simples e baratas às mais avançadas e caras. Essas são as câmeras mais usadas por profissionais pois além do controle total possuem boa usabilidade, ergonomia e várias opções de lentes intercambiáveis. Sua principal desvantagem é o tamanho e o peso, principalmente quando temos um kit com várias lentes para carregar nas costas.

Ilustração de DSLR

Dica: DSLR são câmeras rápidas e de corpo robusto: o atraso entre o clique e a foto é quase imperceptível, é possível tirar várias fotos sequenciais, e aguentam mais chuva e pancadas do que câmeras mais leves – características essenciais para quem fotografa a sério e profissionalmente.


Mirrorless

Fotos de divulgação de câmeras mirrorless Nikon e Fuji.

As mirrorless são câmeras compactas e com qualidade superior. Elas conseguem aliar qualidade e tamanho reduzido pois não possuem o dispositivo ótico das DSLR. Na primeira versão deste guia eu apresentava este modelo como uma novidade no mercado fotográfico. No início houve até um pouco de desconfiança (principalmente em relação ao visor digital), mas hoje dá pra dizer que as mirrorless chegaram para ficar!

Ilustração de mirrorless

Diferença entre DSLR e mirrorless

As DSLR usam um visor ótico e, portanto, possuem prisma e espelho. Já as mirrorless usam um visor digital e dispensam toda essa parafernalha. O nome “mirrorless”, inclusive, significa literalmente “sem espelho”. Veja a diferença na ilustração a seguir:

Ilustração mostrando o funcionamento do prisma e espelho nas câmeras DSLR.

Médio formato

Ilustração de médio formato

São câmeras que usam sensores bem grandões e, assim, oferecem qualidade superior de imagem. Seus preços são a partir dos milhares de dólares. Se você está começando na fotografia e pensando em qual câmera comprar, provavelmente essa opção é muita areia pro seu caminhãozinho!


Minha sugestão (e como economizar)

Dentre todas essas opções, sugiro que você comece com qualquer uma que permita total controle das configurações (bridge, DSLR ou mirrorless). Você deve ter percebido, no entanto, que os preços podem ser bastante proibitivos. A solução? Adquira uma câmera usada em sites como o OLX ou Mercado Livre!

Minha primeira câmera digital foi uma Canon 20D usada que já estava há alguns anos defasada. Depois, comprei uma Canon 7D, também usada. A primeira vez que comprei uma câmera nova foi em 2014, quando adquiri a mirrorless Fujifilm X-T1. E acabou: essa é a câmera que tenho até hoje! Adquirir equipamentos usados é a melhor saída pra conseguir um excelente equipamento pela metade do preço do novo e começar a aprender a fotografar.

Lentes

Escolheu uma câmera que permite a troca de lentes? Comece usando somente a lente que veio com o corpo ou uma lente clássica como a 50mm 1.8. Acredita em mim: começar com várias lentes vai confundir mais do que ajudar! Nos próximos tópicos falaremos mais sobre os tipos de lentes.

Última revisão em: Set/2025

tópico anterior
Introdução

Próximo tópico
Termos fotográficos

Índice completo