O flash em cima da câmera permite modos de iluminação um tanto limitados. Já quando mudamos o posicionamento da luz e das sombras, é possível criar uma veridade de impressões em quem está olhando.
Um dos caminhos para conseguir essa liberdade é usando o flash fora da câmera. E não é difícil! Atualmente, a maioria das câmeras consegue conversar com os flashes da mesma marca mesmo que eles não estejam acoplados nela. Chamamos esta técnica de flash remoto.
A ligação entre câmera e flash
Para que seja possível usar o flash longe da câmera você precisará encontrar uma forma para que eles conversem.

Em algumas situações você pode ligar os dois através de um cabo, mas a liberdade vem mesmo quando conseguimos fazer câmera e flash conversarem sem fio!
Infravermelho
O infravermelho é uma opção interessante e pode ser usado de três formas: com dois ou mais flashes (um fica em cima da câmera e controla os que estão longe), com um transmissor infravermelho (um aparelhinho encaixado na sapata da câmera), ou com a funcionalidade de transmissão de infravermelho embutida da câmera. Vamos por partes:
Se você já tem dois flashes, é possível usar um em cima da câmera para controlar aquele que está longe. O flash que manda é chamado de master, e o flash que é obedece é chamado de slave (sim, parecido com o BDSM). Alguns modelos só podem ser usados como slaves, então é bom prestar atenção na hora da compra.
Se você só tem um flash ou quer usar todos remotamente, pode optar por transmissores infravermelho – eles são pequenos e não muito caros.
A outra opção é usar o transmissor infravermelho embutido da câmera. Muitas delas oferecem essa opção: leia as especificações no manual do seu equipamento para descobrir se essa funcionalidade existe.
↑ Vantagens do infravermelho: você pode usar o TTL e controlar o flash slave de dentro do menu da sua câmera.
↓ Desvantagens do infravermelho: é preciso que o flash esteja visível para a câmera, e quando fotografamos ao ar livre e com muita luz, o alcance do sistema não é muito bom.
Rádio
Outra forma bastante conhecida de disparar um flash remoto é usando um sistema de rádio. Esta ligação é feita acoplando um transmissor na sapata do flash e um receptor no flash.
Existem várias marcas de sistemas à rádio. A maior diferença entre as opções é a capacidade de usar o TTL. Opções de rádio mais baratas só nos permitem usar o flash no manual.
↑ Vantagens do rádio: o alcance é muito maior e não é necessário que o transmissor e o receptor se vejam.
↓ Desvantagens do rádio: as opções que transmitem em TTL são bastante caras, e se você usar as opções mais baratas, com o flash no manual, será necessário ir até ele para mudar configurações.
Como usar o flash remoto?
Ao usar um flash remoto podemos balancear a luz disponível com a luz do flash ou podemos eliminar a luz disponível e usar somente o flash.
Balanceando o flash com a luz disponível
Em algumas situações, como em um retrato com o céu claro, você vai notar que fica difícil fotometrar a pessoa e a paisagem corretamente, pois a diferença de iluminação é muito grande. Ao fotografar com uma exposição adequada para o céu, a pessoa vira uma silhueta. Ao fotografar com uma exposição adequada para a pessoa, o céu fica muito claro.
Podemos resolver esta situação usando o flash. Usando o modo manual, primeiro descobrimos qual é a exposição adequada para mostrar o céu corretamente. Depois, ligamos o flash e usando o TTL fazemos uma foto. Se você achar que a iluminação do flash deixou a pessoa sub ou superexposta, é possível compensar a exposição do flash para mais ou para menos.

Corrigindo a temperatura de cor
Como a temperatura de cor da luz disponível e do flash podem ser diferentes, podemos usar um filtro corretor. Esse tipo de filtro, chamado de gel de correção, é acoplado na frente do flash para mudar sua cor. Também podemos usar esses filtros para criar efeitos.
Usar um gel verde no flash é um dos efeitos mais clássicos para deixar um anoitecer nublado um pouco mais interessante. É fácil: primeiro você coloca o gel verde no flash. Depois, você ajusta sua câmera para a temperatura de cor luz fluorescente. Isso fará com que a pessoa que você está fotografando fique com cores naturais, mas o céu fique mais rosado.

Eliminando a luz disponível
Quando a luz disponível não nos interessa muito podemos eliminá-la completamente, usando somente o flash como fonte de luz.

É fácil chegar neste resultado: tudo que precisamos fazer é medir a luz disponível e fotometrar subexpondo a cena. Você pode testar a subexposição em -2 ou -3 pontos. Lembre-se de manter o tempo de exposição dentro da janela de sincronismo (1/250). Depois, usamos o flash para criar a luz do zero.
Última revisão em: Set/2025