ir para a página inicial ddf / o guia completo da fotografia

Parte 2: técnica

Foco - como fazer fotos nítidas

Em algumas áreas, fotos bem focadas são necessidade básica (como na fotografia publicitária). Em outras, nem tanto (como em fotos artísticas ou no fotojornalismo.)

Duas fotos de um efeite quadrado de vidro com desenho de um bonde. Uma das fotos está em foco e a outra está desfocada.

A foto focada não é automaticamente certa ou a desfocada automaticamente errada. O mais importante é você saber o que sua câmera está fazendo e fazer escolhas adequadas de acordo com o seu objetivo.

Uma foto bem focada é alcançada em duas etapas: primeiro decidimos onde queremos o foco e, depois, definimos como conseguiremos esse foco.

Duas fotografias de uma estante de livros. Na primeira, um livro está mais para frente e apenas ele está em foco. Na segunda, somente os livros atrás estão em foco.
O olhar vai sempre procurar, primeiro, o que está em foco. Neste caso, o livro à frente...
Duas fotografias de uma estante de livros. Na primeira, um livro está mais para frente e apenas ele está em foco. Na segunda, somente os livros atrás estão em foco.
... e, neste caso, os livros que estão atrás.

Quero uma pessoa focada e um fundo desfocado? Quero foco na primeira ou na segunda flor? Quero tudo em foco? Este é o onde. Será que faço o foco manualmente ou no automático? Se vou usar o automático, qual modo devo usar? Este é o como.

Onde focar?

O maior erro na hora de focar é deixar a câmera decidir onde o foco vai ficar. Eu até gosto de deixar a câmera decidir algumas coisas, principalmente quando se trata de cálculos de exposição. Porém, por mais tecnológica que ela seja, a câmera não sabe ler pensamentos e não sabe o que eu considero importante na cena. Se você quer fazer o foco no terceiro cílio do olho esquerdo da sua modelo, como sua câmera vai saber disso?


Existem muitas regras que dizem exatamente onde o foco deve estar em determinados tipos de fotos. Em retratos, o foco deve sempre ficar nos olhos da pessoa. Em fotografias de paisagens, costumamos deixar tudo em foco.

Mas não precisamos decorar essas e mais centenas de regras. Para decidir onde o foco deve estar podemos, simplesmente, olhar a cena e definir o que é mais importante. Qualquer coisa que não soma nada à história que queremos contar não precisa estar em foco.

Se pensarmos nos retratos isso fica claro: os olhos tipicamente são a parte mais expressiva do rosto de uma pessoa e é deste conceito que a regra de sempre focar nos olhos nasceu.

Retrato aproximado de uma mulher olhando em direção à câmera.
Andy ISO 100, 150mm, f/2.8, 1/320.

No caso de paisagens podemos fazer a mesma avaliação: quando estamos em um lugar grandioso é a soma de toda a paisagem que tem o papel de nos deslumbrar.

Foto de uma formação rochosa com um céu azul e um pedaço de tronco retorcido à frente.
Pedra Furada/PI ISO 200, 10mm, f/10, 1/250.

Lembre-se que o que define o quanto da cena está em foco é a profundidade de campo, como já vimos no tópico sobre abertura do diafragma.

É natural que ambas as regras tenham exceções, mas só vamos notá-las se entendermos os conceitos que as criaram.


Diante de uma cena, a primeira coisa que fazemos é nos perguntar: o que é mais importante? A resposta para essa pergunta será uma boa dica para decidir onde faremos o foco. Depois de tomar essa decisão, a questão será: como fazer esse foco exatamente onde escolhi? É esse como que vamos explorar em seguida.

Última revisão em: Set/2025

tópico anterior
Balanço de branco

Próximo tópico
Foco - métodos e modos

Índice completo