ir para a página inicial ddf / o guia completo da fotografia

Parte 1: equipamento

Qual lente comprar?

Depois de escolher a sua câmera, será a hora de escolher a sua lente. Ao fazer uma pesquisa rápida você vai se deparar com nomes compridos e cheios de siglas. Sim, sei que parece apavorante!

E aí, será que vou de EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM ou a AF-S DX 16-85mm VR f/3.5-5.6G IF-ED?

Não se preocupe: rapidamente você saberá decodificar cada sigla!

Compatibilidade

Em relação ao tamanho do sensor, podemos dividir as lentes em dois tipos: aquelas que funcionam em todas as câmeras, e aquelas que só funcionam nas câmeras APS-C.

Esse é outro ponto importante na hora de escolher o tamanho do seu sensor: lentes específicas para sensores APS-C costumam ser mais baratas que lentes tradicionais. A compatibilidade de lentes e câmeras pode também depender de outros fatores. Leia o manual da sua câmera para saber exatamente quais lentes são compatíveis.

Distância focal: os milímetros

Sempre que você encontrar uma medida em milímetros (como 50mm), essa será a distância focal da lente. A distância focal nos diz o ângulo que a lente consegue nos mostrar. Quando o número é menor, como 10mm, a lente conseguirá nos mostrar um ângulo bem grande. Quando o número é maior, como 200mm, a lente mostrará um ângulo mais fechado.

Ilustração motrando o ângulo de visão de lentes de 10mm, 50mm e 200mm

Veja no exemplo abaixo quatro fotos em que eu estava exatamente na mesma posição, mas usando lentes com distâncias focais diferentes:

Fotografia usando lente 10mm, bem aberta

Fotografia usando lente 50mm, ângulo normal

Fotografia usando lente 100mm, mais fechado

Fotografia usando lente 200mm, bastante fechado

A lente que possui um ângulo de visão considerado normal é a 50mm. Lentes com distâncias focais menores do que 50mm são chamadas de grande-angulares e lentes com distâncias maiores são chamadas de teleobjetivas.

Ao olhar pelo visor usando uma lente 50mm, você verá mais ou menos a mesma coisa que está vendo a olho nu. As lentes grande-angulares encaixam mais coisas no quadro: ao olhar através da câmera tudo parecerá um pouco menor do que pareceria só com seus olhos. As lentes teleobjetivas aproximam tudo: as coisas ficam aparentemente maiores do que você estaria vendo normalmente.

Quem dirige percebe essa diferença nos retrovisores do carro. Podemos dizer que o retrovisor lateral é um espelho “grande-angular” (e, nele, as coisas parecem estar mais distantes do que realmente estão). O retrovisor traseiro é um espelho “teleobjetiva” (nele, as coisas parecem estar mais próximas do que realmente estão).

Se você está começando a fotografar agora, sugiro usar uma lente de distância focal normal, como a 50mm, para se adaptar ao novo equipamento. Depois, poderá investir em outras lentes mais adequadas às suas novas necessidades.

Fixa vs zoom

Às vezes, você encontrará lentes com uma só distância focal (como a 50mm) e às vezes encontrará lentes com duas (18-55mm). A 50mm é uma lente fixa, e a 18-55mm é uma lente zoom.

As lentes zoom possuem um intervalo inteiro de distâncias focais. Ao usar a 18-55mm, você tem ao mesmo tempo uma lente 18mm, 19mm, 20mm, etc, até chegar em 55mm. É só girar o anel de zoom na lente e você conseguirá ângulos diferentes sem precisar mudar de lugar.

Ilustração mostrando o anel de zoom

Já as lentes fixas possuem somente uma distância focal. Se você quer dar zoom usando uma 50mm, terá que dar um passinho pra frente!

Abertura: o valor f

Iremos falar mais sobre a abertura na parte 2 do guia (dedicada à técnica básica). Por enquanto, é interessante você saber que o número que vem depois de f/ representa o máximo de luz que a lente deixa entrar. Números menores (como 1.8) pertencem a lentes que permitem mais entrada de luz. Números maiores (como 5.6) pertencem a lentes que permitem menos entrada de luz.

Ilustração do mecanismo de abertura das lentes em 3 valores de f diferentes.

Em lentes zoom, você pode encontrar dois valores para f. Por exemplo: 18-55mm f/3.5-5.6. Isso quer dizer que a abertura muda de acordo com a distância focal. Em 18mm, a lente tem abertura máxima de 3.5. Em 55mm, ela tem abertura máxima de 5.6.

Vídeo mostrando o mecanismo de abertura de uma objetiva.
O mecanismo de abertura fica dentro da objetiva e determina quanta luz passa por ela (Fonte).

Além dessa abertura máxima, as lentes também possuem uma abertura mínima. Este número não aparece no nome, mas ele normalmente fica entre f/22 e f/32.

Estabilizador: IS ou VR

Algumas lentes possuem um mecanismo que ajuda a estabilizar pequenos tremores da câmera durante as fotos. Esse mecanismo é o estabilizador de imagem: uma das partes óticas da lente fica se movendo dentro dela, compensando assim os pequenos movimentos que fazemos ao segurar câmera com lentes mais pesadas. O estabilizador ajuda a evitar fotos borradas por causa do balanço das nossas mãos.

Atenção: um erro comum é achar que o estabilizador ajuda a fotografar assuntos em movimento. Não é bem assim: o estabilizador ajuda a neutralizar o movimento da pessoa que está segurando a câmera, não da que está sendo fotografada!

A sigla da Canon é IS e a da Nikon é VR. Se a sigla não aparece no nome da lente, é porque ela não possui esta tecnologia.

Outras siglas comuns

Lentes feitas para câmeras com sensores APS-C possuem siglas correspondentes (EFS para Canon, DX para Nikon.) Lentes da série luxo da Canon, de qualidade superior, possuem a letra L. As características e tecnologias usadas nas lentes também possuem siglas próprias (como USM para foco ultrasônico da Canon, ou AF-S para as lentes com motor de foco embutido da Nikon.) Você também vai encontrar lentes denominadas Macro ou Micro, que são aquelas que permitem fotos de objetos bem próximos.

Essas siglas são diferentes de acordo com os fabricantes, e encontram-se especificadas nas descrições das lentes. Ou seja: você não precisa conhecer todas de antemão. De início, as informações mais importantes são a distância focal e a abertura. O restante você pode analisar caso a caso.

Qualidade das lentes

Suas lentes serão suas companheiras por muito mais tempo do que seu computador, sua câmera ou seu aplicativo de edição. São alguns dos poucos equipamentos que escapam da obsolência programada encontrada em muitos dos produtos atuais. Portanto, são o melhor investimento que se pode fazer.

Foto com aberrações cromáticas decorrentes de uma lente mais simples.

A qualidade da lente é vista nos materiais utilizados na sua montagem e na sua precisão ao reproduzir a luz refletida. Lentes melhores fazem fotos mais nítidas, com cores mais reais e com menos aberrações.

Muitas vezes, as melhores lentes são mais caras até que nossas câmeras! Mas, sendo bem cuidadas, podem durar a vida inteira.

Agora que você conheceu um pouquinho das características das lentes, é hora de relacionar essas características aos tipos de fotos e entender quais lentes são mais indicadas para cada situação.

Última revisão em: Set/2025

tópico anterior
Sensor e suas características

Próximo tópico
Lentes adequadas para cada tipo de foto

Índice completo