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Parte 3: composição

Dicas de composição

Você pode subverter essas dicas quando houver um bom motivo para isso, mas seguí-las é um bom começo para criar fotos mais bonitas.

Matenha os horizontes na horizontal, por favor!

Se tem uma coisa que estraga muitas fotos por aí é fazê-las tortas. Não: não é artístico, não é diferentoso, não é estiloso. É simplesmente feio. Acredite em mim.

Duas fotos iguais do mar grandioso e uma pessoa remando em uma canoa ao centro. Uma das fotos está com o horizonte nivelado e tem um check verde. A outra está com o horizonte torto e tem um X vermelho.
Salvador/BA. ISO 100, 10mm, f/3.5, 1/40

Entortar a foto é um ótimo método para fazê-la remeter a movimento e caos. Isso quer dizer que esse tipo de composição não vai combinar com pessoas paradas, objetos inanimados, paisagens imóveis ou momentos tranquilos!

O único bom motivo para fazer uma foto torta é para acompanhar e evidenciar movimento. No cinema, esta técnica é chamada de dutch tilt e é usada com parcimônia.

Imagem de um cruzamento de rua com luzes indicando a passagem de carros.
Oslo, Noruega. ISO 100, 10mm, f/10, 6”

Se você está deixando sua foto torta porque não consegue alinhar o horizonte, porque quer encaixar alguma coisa melhor na composição, ou porque quer que ela fique mais estilosa, melhor parar por aí!

A maioria das câmeras atuais possuem um nivelador embutido, é só apertar um botão (veja no manual se a sua oferece esta opção.) Você também pode comprar um nivelador à parte, que se encaixa no topo da câmera (onde ficaria o flash). Alguns tripés também possuem o clássico nivelador de bolha.

Caso nada dê certo e não exista outra opção, alinhe a imagem na pós-produção. O chato dessa alternativa é que você acaba perdendo parte da sua foto.

Se quer encaixar mais coisas na foto, mude seu posicionamento. Se quer uma foto mais criativa, use a composição e a luz. Mas, por favor, deixe seu horizonte na horizontal!

Uso de molduras

Colocar um elemento neutro e discreto em volta do assunto principal pode ser uma boa opção para conseguir evidenciar o que é importante.

Qualquer coisa pode virar uma moldura. Ela pode ser óbvia, como uma janela…

Foto de uma janelinha de avião com a paisagem montanhosa da região dos lagos, no RJ.
♪ Minha alma canta... ♪ ISO 100, 10mm, f/4, 1/1600
Foto da paisagem com mar e montanhas de Vila Velha vista através de uma janela do convento da Penha.
Vista do convento da Penha, Vila Velha/ES. ISO 160, 10mm, f/3.5, 1/15

….e também pode ser somente induzida, usando elementos do quadro, luz ou desfoque.

Foto da silhueta de uma criança com o taco de baseball na mão. A grade da casa faz uma moldura e o céu está alaranjado do entardecer.
Havana/Cuba. ISO 800, 35mm, f/1.4, 1/500

A moldura está lá somente como figurante, e o ideal é que ela não chame tanta atenção. Podemos esconder seus detalhes usando sombras ou desfoques.

Além de apontar para o assunto principal da imagem, a moldura também ajuda a dar um contexto e a adicionar profundidade.

Foto de uma mulher pendurando um filtro dos sonhos na janela, na contraluz, com uma cortina de crochê bem brasileira emoldurando a imagem.
Luar. ISO 200, 35mm, f/1.4, 1/60

Simplicidade na composição: mostre só o que é importante

Um dos segredos para conseguir fotos mais bonitas é mostrar somente elementos que são importantes e relevantes. Uma foto poluída não é necessariamente uma foto com muitos elementos, e sim com muitos elementos que não adicionam nenhuma informação importante na imagem ou que aparecem na foto de forma desorganizada.

Antes mesmo de levantar a câmera, passeie e veja a diferença de cada ângulo na cena. Veja onde a luz está batendo e o que ela está evidenciando. Escolhido o ângulo, aponte a câmera e veja o que ela está mostrando no quadro.

Muitas vezes um passinho é o suficiente para mostrar ou esconder elementos em uma cena. Observe como mudar meu posicionamento em poucos centímetros fez a diferença nas fotos abaixo. A primeira foto foi naquele momento em que vi uma paisagem bonita e saí fotografando sem pensar muito. A paisagem é bonita, mas não faz milagres! A foto ficou bem medíocre. Depois de parar e olhar com um pouco mais de atenção vi que poderia evidenciar bem mais as montanhas se usasse as folhagens para fazer uma moldura e esconder o telhado da casa. Foi só me abaixar um pouco e pronto: o resultado ficou um pouco mais interessante.

Foto de uma montanha nevada e um lago vistos do alto de uma montanha. Folhagens à volta do quadro e uma casa no canto direito.
Oberhofen am Thunersee, Suíça. ISO 100, 10mm, f/8, 1/60
Foto de uma montanha nevada e um lago vistos do alto de uma montanha. Folhagens à volta de todo o quadro formando uma moldura.
Oberhofen am Thunersee, Suíça. ISO 100, 10mm, f/8, 1/60

Verifique a diferença que pode fazer dar um simples passo para o lado, se abaixar, chegar mais perto ou se afastar do seu assunto.

Última revisão em: Set/2025

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